Marcadores: ,

Pedra do Baú

Aventura Natureza
Pedra do Baú, também conhecido como Complexo do Baú, é um importante conjunto de rochas gnaissicas localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil. O ponto culminante é a Pedra do Baú (altitude de 1950 metros e com paredes de aproximadamente 400 metros), famoso por abrigar algumas das mais importantes rotas de escalada esportiva e também de longa duração. É formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.


História


A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940, pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das duas primeiras vias de acesso à pedra (as conhecidas escadinhas de ferro), na face sul, lado do bairro do Baú, São Bento do Sapucaí, e na face norte, lado de São Bento do Sapucaí. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais (pode-se ver apenas suas fundações), alvo de vandalismos seguidos ao longo dos anos.

Face Norte
 
Restaurante Pedra do Baú (Bairro do Paiol). No local existe estacionamento e a trilha é bem marcada. A subida na pedra tem trechos com degraus esculpidos na rocha e outros de ferro. A subida tem grande grau de exposição próximo à chegada do cume.
 
Face Sul:
 
Possui dois acessos, o mais fácil é o que parte da Pedra do Bauzinho (pode-se chegar ao Bauzinho de carro). Lá existe uma trilha que leva à base da subida da face sul (avistada de Campos do Jordão). O outro acesso é feito pelo bairro do Paiol, pela estrada que leva à Pedra da Ana Chata. É indicado estacionar o carro assim que termina o asfalto; ali existe uma trilha que leva à base da face Sul. Esse é o caminho mais longo.

Quando ir: 

A visitação é mais indicada nos meses de maio a agosto, quando o tempo é mais estável. Mesmo nesses meses é sempre bom ficar atento às condições climáticas.


O que levar
 
Indicamos lanches leves, bastante água e agasalhos, pois costuma ventar muito e a temperatura no topo é bem mais baixa do que a da base.
 
Acompanhe fotos da montanha:
 
 



Click Destinos

Viajar é trocar a roupa da alma!

Com um coração cheio de coragem e vontade de conhecer cada cantinho do mundo, o site Click Destinos vem apresentar os melhores destinos. Buscando sempre qualidade e lugares poucos conhecidos a equipe apresenta uma infinidade de destinos a se conhecer.

0 comentários:

Postar um comentário

 

"A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação - Júlio Camargo"

  • Não perca os novos destinos

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter em sua caixa de entrada , é seguro e fácil!

    Copyright © Click Destinos
    .