Marcadores: , ,

Búzios, um paraíso no Rio

Destinos Praias Rio de Janeiro
Armação dos Búzios ou apenas Búzios, como é globalmente conhecido, é um município do estado do Rio de Janeiro localizado na Região dos Lagos. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual tornou-se autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.

É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do pólo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro (principalmente argentinos) que alguns a chamam de 'a Saint-Tropez brasileira'.


Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo, e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro, cerca de 750mm anuais apenas.




Alvorecer do turismo

A pacata aldeia de pescadores aos poucos foi se transformando num lugar de veraneio. No início, os turistas alugavam as casas dos pescadores. A origem do turismo em Búzios remete aos anos de 1940/1950, quando a cidade se resumia a um pequeno vilarejo de pescadores. Começou a ser apreciada por representantes das elites carioca e paulista, que fizeram surgir as primeiras casas, concentradas, até a década de 1960, nas praias de Manguinhos e do atual Centro (praias do Canto e Armação).

Esses visitantes recebiam em suas casas amigos ilustres, incluindo políticos e artistas, muitos deles estrangeiros. Com isso, a fama da cidade foi crescendo entre pessoas de classe alta de diversos países.

A silhueta topográfica de Búzios e suas praias paradisíacas, somadas à magia de seu astral, foram magnetizando seus visitantes, que voltavam a seus países contando da energia e dos encantos dessa península. No ano de 1973, a aldeia ainda se ligava a Cabo Frio por uma estreita estrada de terra, que nos tempos de chuva impedia a passagem de seu único ônibus diário. A fama de Búzios foi atraindo estrangeiros, particularmente argentinos e franceses, que se instalaram na cidade e foram abrindo diversos negócios.

Atualmente no ano de 2012 Búzios foi eleita pelo uma revista de turismo da Europa como o melhor destino de sol e praia do mundo.




Praias

João Fernandes

A praia é uma das preferidas dos turistas estrangeiros (em especial dos argentinos) , que lá encontram boa infraestrutura de bares e restaurantes que servem petiscos e pratos sofisticados à base de lagostas. Os quiosques ficam em um platô, mas costumam espalhar mesas e cadeiras na areia – o que está proibido. Para fugir do burburinho e do som alto que costuma tomar conta do ambiente, caminhe para o canto direito – há barracas e sossego. Contornada por pousadas, hotéis e condomínios de luxo, a praia tem águas calmas e perfeitas para passear de caiaque, além de costões para a prática do mergulho com snorkel. Não por acaso é parada obrigatória dos passeios de escuna. 


Azeda e Azedinha

A praia da Azeda, de águas calmas e transparentes, é acessível por uma rua de paralelepípedos e uma escadaria de madeira a partir da praia dos Ossos. Uma alternativa bacana é pegar um acqua-táxi na praia dos Ossos e fazer um belo passeio. No canto direito, um caminho curto e fácil perto das pedras leva à praia da Azedinha - de tão pequenina, pode ser explorada em cerca de 40 passos.

Incluídas entre as praias mais bonitas do Brasil - contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante -, Azeda e Azedinha tornaram-se Áreas de Proteção Ambiental e todos os quiosques e bares foram retirados da areia. Há apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis. No verão e nos feriados a dica é chegar cedo - à tarde o movimento é grande e fica difícil conseguir lugar na pequena faixa de areia.





Geribá

Extensa, com ondas, águas claras e areias brancas, Geribá é um dos principais points de Búzios, reunindo a turma jovem que lota as pousadas e as casas de veraneio. A praia é ideal para a prática de esportes como surf, bodyboard, futevôlei e windsurf, além da paquera! O burburinho se concentra em frente ao Fishbone Café, no canto direito, com bar, restaurante, pizzaria, fish grill e lounge onde a música eletrônica rola solta nos feriados e no verão, especialmente no fim de tarde. Quem está em família, encontra sossego no canto esquerdo, onde o mar é mais calmo e é possível mergulhar com as crianças. Ainda no canto esquerdo, há um caminho de fácil acesso que leva à bela praia da Ferradurinha.


 Ferradura

A enseada de águas calmas e frias é uma das preferidas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos. Além da tranquilidade, a praia oferece completa estrutura de quiosques no canto esquerdo – nos cardápios, as opções vão de pasteizinhos de camarão e isca de cação à moqueca de badejo com leite de coco e azeite de dendê. A diversão é garantida por conta dos passeios de banana-boat, de caiaque e de lancha, além das escolinhas de vela, que também alugam equipamentos. Para relaxar, há massagem em meio às pedras.

Já o canto direito é mais tranquilo e contornado por mansões à beira-mar. Caminhando nessa direção, chega-se a uma pequena praia.



Confira todas as praias de Búzios:
 

Principais atividades e atrações

No mar

Vela
- Iniciantes e profissionais encontram raias perfeitas para curtir as atividades.
Passeio de barco - Conheça as praias e as ilhas da região navegando.
Mergulho - Mergulhar por aqui é uma ótima pedida, seja de cilindro ou apenas de máscara e snorkel.
Kitesurf - Saiba onde praticar ou aprender o esporte que virou febre em Búzios.
Pesca - A rica vida marinha faz da pescaria, de arpão ou de arrasto, uma grande festa em alto-mar.
Surf - Geribá é o ponto de encontro antes e depois de curtir as boas ondas.
Esportes náuticos motorizados - Emoção garantida nas aulas de wakeboard e ski. E também nos passeios de banana boat.
Stand Up Paddle - Para curtir o visual, a dica é remar e até surfa.



Em terra firme

Búzios Golf Club -
Conheça o campo que, além de permitir belas tacadas, ainda tem vista para o mar.
Trekking e Mountain Bike -
Trilhas e encostas descortinam paisagens inusitadas da península.
Radical Parque -
Adrenalina, estratégia e muita velocidade no campo de aventuras.
Rafting e outras aventuras -
Cavalgadas e rafting também estão incluídos no pacote para Casimiro de Abreu e Sana.
Igrejas -
Para rezar ou simplesmente apreciar.
Búzios Trolley -
Se o tempo é curto, essa é a dica para curtir várias praias de uma só vez.
Gran Cine Bardot -
Sessão pipoca com glamour de sobra.
Massagem -
Nada melhor do que relaxar tendo o mar como plano de fundo.
Tenis, Paddle e Squash -
Saiba onde alugar quadras e praticar as atividades com muita mordomia.
Hipismo -
Saltar obstáculos ou cavalgar nas praias.
Malhação -
Academias de ginástica garantem o corpo sarado mesmo durante as férias.
Natação -
De bebês a vovôs, Búzios tem piscinas para todo mundo.
Mirantes -
Observadas do alto, as praias se mostram ainda mais exuberantes.
Centro de Visitantes do Parque dos Corais -
Mergulho multimídia na rica vida marinha.








No ar

Voo Livre - De asa-delta ou parapente, a liberdade de ter o balneário a seus pés.


Rua das Pedras e Orla Bardot

Com pouco mais de 600 metros, a Rua das Pedras é um charme do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios não seria a mesma. Restaurantes aconchegantes e sofisticados servem pratos que combinam os mais variados sabores e aromas. Bares descolados com shows ao vivo convidam a apreciar o movimento, enquanto as boates agitam as pistas até o dia clarear. E ainda tem as galerias de arte, as lojas de decoração, de acessórios e de roupas grifadas que despertam os mais inusitados desejos de consumo.

No eixo Rua das Pedras-Orla Bardot, a cada passo o cenário fica diferente. Para simplesmente bebericar e curtir o vai-e-vem, uma boa pedida é o pequeno Captains Bar, que serve drinks exclusivos ao som de música eletrônica. Mais à frente fica o Anexo Bar, que se diferencia com suas "cadeiras-relax" voltadas para o mar e o sonzinho estilo lounge. Para beber, aposte nas caipirinhas caprichadas, dos mais variados sabores. Se a ocasião pedir um clima romântico, siga para o Deck Casas Brancas, com ambiente informal, iluminação de velas e drinks exóticos.

O tradicional bar Renascimento, na Rua Turíbio de Farias - paralela à Rua das Pedras -  é uma boa opção para o aquecimento, com direito a cerveja gelada, petiscos bem-servidos e boa música. O ambiente é simples e aconchegante, reunindo, em especial, moradores de Búzios.

 

E para você que já esteve em Búzios ou pretende conhecer deixe suas dicas sobre a cidade!

Fonte: www.buziosonline.com.br

Click Destinos

Viajar é trocar a roupa da alma!

Com um coração cheio de coragem e vontade de conhecer cada cantinho do mundo, o site Click Destinos vem apresentar os melhores destinos. Buscando sempre qualidade e lugares poucos conhecidos a equipe apresenta uma infinidade de destinos a se conhecer.

2 comentários:

  1. a praia da ferradura hoje está muito suja :x lembro que qdo ia em 2003 a 2005 a água era cristalina, hoje não tem como tomar banho tem muita rede de pesca e os barcos sujou muito a praia :x

    ResponderExcluir
  2. O único problema dessas cidades grandes é a violência que aumenta a cada dia, infelizmente, mas claro. Com um certo cuidado se consegue aproveitar alguma coisa.

    ResponderExcluir

 

"A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação - Júlio Camargo"

  • Não perca os novos destinos

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter em sua caixa de entrada , é seguro e fácil!

    Copyright © Click Destinos
    .