Marcadores: , ,

Conheça Dublin, Irlanda

Destinos Irlanda Turismo
Dublin é a capital e maior cidade da República da Irlanda. Localiza-se na costa oriental da ilha, na província de Leinster. Desde 1898 possui nível administrativo de condado. Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Encontra-se na foz do rio Liffey, na baía de Dublin. Tem uma população de 505.739 habitantes na cidade e sua área metropolitana tem 1.661.185 habitantes. Foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170.

Com uma população alegre, hospitaleira, a Irlanda é um dos países mais apaixonantes no mundo. E não poderia deixar de ser diferente na capital Dublin. Apesar dos dias cinzentos e chuvosos que predominam, os alegres pubs e a música não deixam os ânimos baixarem.

Em Dublin, a vida noturna é uma tradição regada à Guinness, a cerveja local. Os principais pontos turísticos e pubs se reúnem na região chamada Temple Bar. O Rio Liffey, que divide a cidade, completa o cenário.


Clima

Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos frios e verões suaves. No entanto, contrariamente à crença popular, Dublin não tem experiência com alta pluviosidade como no Oeste da Irlanda, que recebe duas vezes mais do que Dublin. A capital irlandesa tem menos dias chuvosos, em média, do que Londres. A temperatura média máxima em Janeiro é de 8 °C, a temperatura média máxima em Julho é de 19 °C. Os meses ensolarados, em média, são Maio e Junho. O mês mais úmido, em média, é Dezembro com 76 mm de chuva. O mês mais seco é Fevereiro, com 50 mm. A precipitação total anual média (e outras formas de precipitação) é 732,7 mm, inferior a Sydney, Nova Iorque e até Dallas. Devido a se situar numa latitude norte, Dublin tem cerca de 19 horas de luz no Verão, e nove horas no Inverno.

Esportes

Dublin é conhecida por ser a sede dos dois principais esportes da Irlanda, o futebol gaélico e o hurling, as finais dos campeonatos nacionais desses dois esportes acontecem no Croke Park, o maior e principal estádio da Irlanda e onde fica a sede da Gaelic Athletic Association entidade máxima dos esportes gaélicos. A cidade também possui o estádio Lansdowne Road onde acontecem a maioria dos jogos de rugby e de futebol.

 

Vistos na Irlanda

1. Requisitos de Entrada

Cidadãos brasileiros não necessitam de visto de turista para entrar na Irlanda, bastando os seguintes requisitos:
- Passaporte com validade de 6 meses;
- Prova de meios de subsistência compatível com o período de sua permanência no país
- Comprovante de reserva de hotel ou de acomodação;
- Passagem de regresso ao Brasil ou de continuidade da viagem para outro país;
- Seguro médico-hospitalar, assegurando-se antes de partir que o referido seguro tem cobertura na Irlanda.

Os brasileiros devem estar com condições de comprovar que o objetivo de sua viagem é turismo ou visita a amigos (que necessitam estar em situação migratória regular) e que não visam a realizar estudos (para o que se exige outro tipo de comprovação) ou imigrar para a Irlanda.

Em caso de visita a brasileiro que está na Irlanda por motivos de estudos, recomenda-se que este brasileiro contate os serviços de imigração para pedir aos serviços de imigração autorização para a vinda do amigo ou parente.

2. Requisitos para a permanência

Para permanecer no país por prazo superior ao autorizado no momento da entrada (por motivos de turismo, estudo, trabalho, reunião familiar etc.), os brasileiros devem dirigir-se ao GNIB (Garda National Immigration Bureau), situado em Burgh Quay, Dublin 2. Tel: (00353) 1-666.9100
(www.garda.ie).
Observa-se que o nacional estrangeiro em situação imigratória irregular pode ter o passaporte apreendido, o que é prerrogativa legal na Irlanda. Nesse caso, ele deverá informar o Setor Consular da Embaixada para eventuais providências.
A permanência no país sem autorização das autoridades irlandesas ou uma vez expirado o prazo concedido é considerada ilegal e pode, em certas circunstâncias, levar ao encarceramento.

Para os assuntos relacionados à estada, concessão e prorrogação de vistos, devem ser contatados os seguintes órgãos:
Garda National Immigration Bureau Burgh Quay, Dublin 2 Tel: (00353) 1-666.9100.

Turismo

Dublin Castle
 
Não faltam passeios interessantes e repletos de história na capital irlandesa. O Dublin Castle, é um dos mais famosos. Construído no século XIII, ele serviu de base para o governo britânico na Irlanda por sete séculos, até que o governo irlandês o retomasse em 1922. Os turistas podem visitar a antiga capela do castelo, construída no século XIX em estilo gótico, os antigos cômodos que abrigavam os vice-reis da Inglaterra e a torre.

Malahide Castle
 
Mais um castelo muito famoso é o Malahide Castle, fundado no século XII. Ele pertenceu à família de seu primeiro proprietário, Richard Talbot, até 1973. Os jardins e o interior decorado com peças tradicionais irlandesas são um verdadeiro passeio pelo passado.






St. Patrick Church
 
Christ Church foi construída abaixo do nível do solo para que pudesse ser apreciada do Rio Liffey. A catedral foi erguida no ano 1038 e preserva ainda alguns arcos e peças em pedra originais. A cripta, uma das principais atrações, não foi alterada desde o século XII. Outra bela construção é a St. Patrick Church, a maior igreja do país. Construída em 1190 e reformada no século XIV após um incêndio, ela não preserva a estrutura original, mas possui uma arquitetura impressionante.


Guinness Storehouse
 E nenhum passeio à Irlanda é completo sem uma visita à Guinness Storehouse. A construção preserva parte da cervejaria original e possui um bar no terraço, com uma maravilhosa vista de Dublin. Os turistas podem fazer uma visita guiada para conhecer o processo de fabricação da Guinness e, é claro, provar um pouco. E para ter mais um gostinho da Irlanda, o Temple Bar é o local perfeito. Com uma variedade de restaurantes, bares e pubs reunidos, o local oferece opções para o dia e para a noite. Teatros e galerias também podem ser encontrados nesta região, considerada o lado boêmio de Dublin.

Trinity College

É a universidade mais antiga do país e carrega nomes importantes em sua história, entre eles Oscar Wilde, Jonathan Swift e Bram Stoker, o autor de Drácula. Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I, a universidade preserva prédios que datam do século XVII ao XX.


Museu Nacional

A história da Irlanda desde seus primórdios está exposta no Museu Nacional, com peças que remetem ao ano 2.000 a.C.  Já a Galeria Nacional abriga um acervo completo de obras de arte dos séculos XIV ao XX. Entre as obras, estão o renascentista Caravaggio e o irlandês Jack B. Yeats. Quem quiser saber um pouco mais sobre o processo de independência da Irlanda pode conferir o Kilmainham Gaol Historical Museum. Na construção que abriga o museu, presos políticos eram torturados e mortos entre os anos de 1796 a 1924. O Dublin Writes Museum é também um passeio obrigatório para os amantes da leitura. A coleção envolve a máquina de escrever de James Joyce, cartas de Brendan Behan sobre a vida na época em que viveu e notas de Joyce, Behan e Samuel Beckett sobre variados assuntos.


Phoenix Park

Um dos maiores parques urbanos do mundo abriga mansões, a casa do Presidente da Irlanda e até um castelo do século XV. Com lindas paisagens, o passeio pelo parque merece estar entre os destinos e pode ocupar facilmente um dia inteiro.


St. Patrick’s Day

Uma das festas mais tradicionais da Irlanda é também um de suas principais atrações. O St. Patrick’s Day já ganhou um mundo de adeptos e incorporou tradições ao longo dos anos, mas surgiu como uma homenagem a Saint Patrick, ou Santo Patrício, padroeiro do país. As comemorações acontecem no dia 17 de março, o dia do santo, e envolvem todas as cidades irlandesas. São realizados desfiles, festas, shows, apresentações, entre outras atividades. Algumas simbologias completam o evento, como o trevo de três folhas, que era utilizado pelo santo para explicar a Santíssima Trindade. A cor verde vem da primavera, a estação em que acontece o St. Patrick’s Day. Com o tempo, a comemoração se afastou um pouco de suas raízes religiosas e se tornou uma verdadeira celebração da cultura irlandesa. Com isso, dois novos elementos principais foram adicionados às celebrações: a cerveja e os duendes. A cerveja é um símbolo da amizade e da alegria, fortíssimas para os Irlandeses. Já os duendes, chamados de Leprechauns, são figuras mitológicas irlandesas, guardiões do conhecimento e de tesouros.



Vida noturna, compras e g
astronomia

Em um tour que começa no Duke Bar, atores mostram os pubs preferidos das celebridades históricas. O passeio é conhecido como Literary Pub Crawl. Já o Traditional Irish Musical Pub Crawl visita os marcos da música. Dois músicos partem com os turistas do pub Oliver St. John Gogarty e passeiam por duas horas pela região de Temple Bar, embalados pelos maiores sucessos do país.


Se você busca um passeio mais estático, pode conferir a Porterhouse, uma cervejaria com cinco andares, dez tipos de cerveja e pratos típicos da Irlanda. Na Abbey Tavern acontecem os melhores shows de música irlandesa, ritmo ditado pelos violinos, flautas e gaitas. Na Grafton Street, artistas de rua se reúnem e oferecem boas apresentações o dia todo; das mágicas e danças aos shows de rock.


E é na Grafton Street que estão também as maiores lojas de departamentos da cidade. A região ainda conta com lojas de grife e shoppings especializados em itens como livros ou joias. A feira Temple Bar Book Market também merece uma visita. Os livros tratam dos mais diversos assuntos e são vendidos a preços acessíveis.


Já na Blackberry Fair, artigos de artesanato e antiguidades conquistam os visitantes. Ela acontece todos os finais de semana. A feira Cow’s Lane Market reúne modelos de novos estilistas a ótimos preços todos os sábados. Quem procura uma estrutura mais completa, pode contar com o Powerscourt Townhouse Centre, um shopping com mais de 60 lojas e os mais variados produtos.

 

E para você que já esteve em Dublin ou pretende viajar deixe suas dicas sobre a cidade!

Fonte: http://www.malapronta.com.br

Click Destinos

Viajar é trocar a roupa da alma!

Com um coração cheio de coragem e vontade de conhecer cada cantinho do mundo, o site Click Destinos vem apresentar os melhores destinos. Buscando sempre qualidade e lugares poucos conhecidos a equipe apresenta uma infinidade de destinos a se conhecer.

1 comentários:

  1. Dublin é uma cidade maravilhosa!!! É segura, divertida, boa para fazer compras... rs
    Pessoas educadas, parques incríveis, castelos, museus... Gostei muito e pretendo voltar!

    ResponderExcluir

 

"A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação - Júlio Camargo"

  • Não perca os novos destinos

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter em sua caixa de entrada , é seguro e fácil!

    Copyright © Click Destinos
    .