Marcadores: , ,

O encanto de Fortaleza

Brasil Destinos Turismo
Para você que é apaixonado pelo Brasil preparamos um dos Destinos mais procurados em todo o país. Fortaleza, é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília.

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 500 194 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3 655 259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Fortaleza, tendo o 9º maior PIB municipal da nação e o maior do Nordeste, com 37,1 bilhões de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. Em 2010 foi a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais, segundo um estudo do Hotéis.com. No cenário nacional, a capital cearense ocupou a 4ª colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa, em Portugal. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.


Clima

Apesar de estar inserida no clima semiárido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas, fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais frequência na cidade e entorno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26 °C, sendo dezembro e janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura. A média pluviométrica é de 1600mm aproximadamente, sendo que as chuvas se concentram entre fevereiro e maio.


Litoral

O litoral de Fortaleza tem uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios e riachos que deságuam no litoral cearense são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió, Riacho Jacarecanga e o Rio Cocó.
Panoramica Litoral Fortaleza

A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o primeiro lugar onde o açoriano Pero Coelho de Sousa fez uma incursão em 1603, construindo o Fortim São Tiago. A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos, como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surfe e pesca. Na Praia de Meireles encontra-se a avenida "Beira Mar", que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade.



Turismo
 
Praia de Iracema

Preferida pelos poetas e intelectuais da cidade, a linda praia de Iracema é conhecida como reduto da boêmia em Fortaleza. Com uma bela arquitetura do início do século XX, a cidade abriga lindíssimas obras preservadas pelo Estado e Município tendo sido tombadas pelo Patrimônio Histórico. Sua orla apresenta uma bonita formação rochosa. As praias possuem ondas fortes, areia grossa e escura e recifes. O nome da praia é uma homenagem à obra Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, imortalizada no romance mais famoso, do também renomado escritor de Fortaleza, José de Alencar. A imagem de Iracema está tão associada à Fortaleza, que existem hoje cinco estátuas da bela índia ao longo da cidade. Um dos seus maiores destaques é a bucólica Ponte Metálica, de onde é possível apreciar o bonito pôr-do-sol da região, além do imponente Centro Dragão do Mar, que está dentre os maiores centros culturais no país.


Praia do Futuro

Uma das mais famosas e movimentadas praias da região, a praia do Futuro é a preferida por residentes e turistas de Fortaleza. Com areias brancas e águas claras, formando pequenas piscinas naturais, a praia oferece o ambiente perfeito para um bom mergulho. Possui uma larga faixa de areia, com belíssimas dunas de areias claras e fofas. A praia do Futuro é uma praia mais afastada da área urbana e possui águas mais limpas, além dos ventos fortes, que permitem a prática de esportes como o windsurf. Sua infra-estrutura está dentre as melhores da região, oferecendo enormes barracas com mesas, que servem a saborosa culinária típica; as barracas possuem estrutura comparável à de hotéis, com piscinas e palcos para shows de música. A praia do Futuro possui uma extensão com cerca de 6 quilômetros.


Parque Ecológico do Cocó 

Considerado ótimo passeio para quem aprecia o verde e a natureza, o Parque Ecológico do Cocó é um dos maiores parques em área urbana da América do Sul. Situado às margens do rio Cocó, o parque é a principal área verde da cidade, formado por belos bosques e um extenso mangue, com fauna e flora característicos. Possui uma infra-estrutura de lazer que compreende pistas para cooper e caminhadas, ciclovias, quadras esportivas, anfiteatro, além de excelentes restaurantes e lanchonetes. O Parque Ecológico do Cocó é conhecido como grande área de conservação ambiental; um belíssimo parque estadual que está localizado em plena cidade de Fortaleza. A área também abriga trilhas ecológicas, que permitem a realização de agradáveis caminhadas em contato com a natureza, além de promover a educação ambiental por meio de um Núcleo de Conscientização.



Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Considerado um dos mais completos espaços de cultura e lazer da cidade, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos mais eruditos e contemporâneos edifícios de Fortaleza. Construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade, o belo centro cultural realiza eventos artísticos de nível internacional, além de inúmeras manifestações culturais. Possui uma bonita arquitetura caracterizada por linhas arrojadas, que entram em contraste com imponentes casarões do início do século XX nos arredores. Seu nome é uma homenagem ao líder dos jangadeiros José Francisco do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar após liderar um importante movimento abolicionista no Ceará. O centro cultural também abriga biblioteca, auditório, anfiteatro, salas de cinema, bem como o moderno Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar e o Memorial da Cultura Cearense. 



Ponte Metálica

Conhecida como a área mais carismática da cidade, a Ponte Metálica mantém uma longa história de fascínio sobre a população regional e os turistas de Fortaleza. Principal ponto de embarque e desembarque de passageiros e de cargas da capital cearense até o ano de 1940, a nostálgica ponte desempenhou o papel de porto marítimo até a construção do Porto de Mucuripe. Por sua estrutura metálica recebeu o apelido de Ponte Metálica, passando a ser ponto de encontro de jovens, artistas e boêmios que ali se instalavam para apreciar o lindo pôr do sol da região onde com um pouco de sorte ainda é possível observar os golfinhos brincando no mar. O lúdico e democrático espaço de convivência foi se consolidando até tornar-se uma tradição. Na ponte há diversos painéis com fotografias, onde estão registrados seus maiores momentos históricos, além de uma pequena torre de observação, bar e restaurante.


A avenida Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade, também é repleta de bares, restaurantes e outras opções de lazer, sendo palco, todas as noites, de uma grande feira de artesanato. Não podem ficar fora do roteiro do visitante a Praça do Ferreira, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e a Estátua de Iracema. 

 


Para você que adora dançar Forró não pode ficar sem conhecer um dos bares mais animados e conhecidos de Fortaleza, o Pirata Bar, onde todas as segundas-feiras são reservadas para as bandas regionais levando os seus visitantes a se divertirem e dançarem como nunca, além de conhecer diversas pessoas de todas as regiões do país.

 

Se você quer tomar um Chopp bem gelado acompanhado de rodízio de massa e ainda por cima assistir um show de humor com os grande nomes do humor cearense e respectivamente nacional, o lugar é a Lupus Bier.  

A Lupus Bier é uma das primeiras Microcervejarias self-service de Fortaleza. Localizada na Praia de Iracema (em frente ao famoso Pirata Bar), a Lupus Bier é também famosa pelos shows de humor apresentados pelos grandes nomes da comédia nacional. Na alta estação a casa funciona praticamente de domingo a domingo, já na baixa estação somente as terças, sextas e sábados (o calendário pode variar sem aviso) portanto aconselhamos uma ligação antes de se deslocar para lá. A casa possui um sistema interessante, com jantar + show de humor com preço fixo. Por aproximadamente trinta reais se come bem e ainda por cima queimamos calorias com boas gargalhadas.


Mais para você que é apaixonado por Praias não se preocupe, a equipe do Click Destinos irá preparar um pacote com as mais belas praias do Ceará para que você possa desfrutar e aproveitar mais o seu passeio.
 
Veja alguns dos valores que encontramos para vocês:

PACOTE Fortaleza - 7 dias

Transporte aéreo ida e volta
Diárias de hospedagem com café da manhã ou meia pensão
A partir de 10x de R$ 143,80 a vista 1.438,00
http://www.cvc.com.br/pacotes-especiais-cvc.aspx

PACOTE Fortaleza - 8 dias

Transporte aéreo ida e volta.
Traslado Aeroporto / Hotel / Aeroporto.
A partir de 10x deR$ 119,80 a vista 1.198,00
http://www.cvc.com.br/pacotes-especiais-cvc.aspx


Fonte: http://www.pacotefacil.com.br 

Click Destinos

Viajar é trocar a roupa da alma!

Com um coração cheio de coragem e vontade de conhecer cada cantinho do mundo, o site Click Destinos vem apresentar os melhores destinos. Buscando sempre qualidade e lugares poucos conhecidos a equipe apresenta uma infinidade de destinos a se conhecer.

1 comentários:

  1. um grade salve para FORTALEZA, SALVE SALVE LINDO LUGAR pérola do meu Brasil....

    ResponderExcluir

 

"A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação - Júlio Camargo"

  • Não perca os novos destinos

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter em sua caixa de entrada , é seguro e fácil!

    Copyright © Click Destinos
    .